12 de maio de 2019

12 de maio de 2019

Remonta à migologia a comemoração do Dia das Mães. Já na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Já a enciclopédia britânica informa: "Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor.

No mundo moderno, pelo que consta, em 1872 uma escritora americana Julia Ward Howe organizou um encontro de mães, na cidade de Boston - EUA. Mas o surgimento do Dia das Mães se deu na Virginia - EUA, em maio de 1905, por iniciativa de uma menina chamada de Anna Jarvis e suas amigas, para instituir um dia em que todas as crianças homenageassem suas respectivas mães. 

A mãe de Anna, Ann Marie Reevis Jarvis, falaceu naquele mesmo ano de 1905, porém Anna continuou com seu objetivo de se reservar um dia para homenagear as mães. 10 anos depois, em 26/04/1910, foi incorporado o Dia das Mães no calendário do estado da Virginia - EUA. Mais quatro anos, em 1914, a data passou a ser comemorada em todos o EUA, sempre no segundo domingo de maio. 

No Brasil, somente veio a ser comemorado em 1918, também no segundo domingo de maio, em Porto Alegre. Mas somente em 1932, no governo de Getúlio Vargas, foi oficializada a data do Dia das Mães.